quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Trecho de "Cartas entre amigos - sobre ganhar e perder"

"Amigo, tornamo-nos pessoas  melhores quando somos capazes de tecer relações verdadeiras. Sem ganhadores nem perdedores. Ceder não é entregar ao o troféu da vitóra. Longe disso. É perceber que o outro também tem razão. Que  outro existe. Que o outro merece respeito."

" 'Dar de si' sem exigir nada do outro é 'descobrir feliz que o amor esconde outro universo´. Sem querer que o outro venha pedir desculpa primeiro, para que eu me sinta um vencedor. Não podemos perder tempo com bobagens. O orgulho é um muro desnecessário."


Vale a pena refletir.

Dois Homens

Conheço dois homens, o primeiro é culto, gosta de ler e se informar, escreve e gosta de discutir sobre economia e política,  tem argumentos para tudo e não perde uma batalha de palavras para ninguém, gosta de expressar sua verdade sem se preocupar se vai magoar, acedita que isso é ser sincero.
O segundo se considera inculto, acha que é pobre nas palavras e no pensar, não gosta de emitir opiniões, prefere ouvir à falar, as vezes é bruto, mas tem grande coração, sabe respeitar o próximo e tolerar as diferenças, sabe à sua maneira simples que o que importa é viver em paz e harmonia.
Todos consideram o primeiro muito inteligente, admiram seus conhecimentos. Eu considero o segundo, com toda sua simplicidade, muito mais sábio.