quinta-feira, 3 de maio de 2012

A vida tem muitos meandros que desconhecemos, são caminhos diversos que se apresentam em inúmeras possibilidades em que nos cabe ir escolhendo a cada minuto a estrada a trilhar, as vezes, as escolhas são fáceis e até lógicas, outras vezes nos causam muita indecisão e em outros momento chegam de forma tão conflituosa em que parece não haver escolha certa. De toda forma, cada ato é uma escolha e até nos momentos em que não agimos, estamos fazendo uma escolha.
Sob essa ótica pode parecer que tudo está sob nosso controle e que não há sentido de existir um Ser superior.  Mas, a meu ver, se olharmos para trás, nas pequenas coisas, nos detalhes, em momentos cruciais, algo vem nos auxiliar. O que nos falta é perceber que Alguém nos carrega nos braços nos momentos mais difíceis, mesmo quando nos achamos abandonados.
Sabe... , acredito que às vezes nos falta, é pedir que a luz que ilumina tudo clareie um pouco mais nossos passos, nos falta pedir sabedoria nos momentos em que a resposta correta parece estar encoberta por uma turva nuvem que nos impede de bem decidir.
Como a própria fé cristã diz que: “a igreja somos nós”. Acredito que se somos a igreja, somos a casa de Deus e Este mora dentro de nós. O que muitas vezes acontece é que o deixamos trancado dentro da nossa tristeza, descrença e desilusão, por isso penso que devemos olhar para dentro e observar se as portas e janelas da nossa espiritualidade estão abertas o suficiente para iluminar nossas ações. Vale a pena pensar nisso!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Trecho de "Cartas entre amigos - sobre ganhar e perder"

"Amigo, tornamo-nos pessoas  melhores quando somos capazes de tecer relações verdadeiras. Sem ganhadores nem perdedores. Ceder não é entregar ao o troféu da vitóra. Longe disso. É perceber que o outro também tem razão. Que  outro existe. Que o outro merece respeito."

" 'Dar de si' sem exigir nada do outro é 'descobrir feliz que o amor esconde outro universo´. Sem querer que o outro venha pedir desculpa primeiro, para que eu me sinta um vencedor. Não podemos perder tempo com bobagens. O orgulho é um muro desnecessário."


Vale a pena refletir.

Dois Homens

Conheço dois homens, o primeiro é culto, gosta de ler e se informar, escreve e gosta de discutir sobre economia e política,  tem argumentos para tudo e não perde uma batalha de palavras para ninguém, gosta de expressar sua verdade sem se preocupar se vai magoar, acedita que isso é ser sincero.
O segundo se considera inculto, acha que é pobre nas palavras e no pensar, não gosta de emitir opiniões, prefere ouvir à falar, as vezes é bruto, mas tem grande coração, sabe respeitar o próximo e tolerar as diferenças, sabe à sua maneira simples que o que importa é viver em paz e harmonia.
Todos consideram o primeiro muito inteligente, admiram seus conhecimentos. Eu considero o segundo, com toda sua simplicidade, muito mais sábio.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Resposta ao poeta pensando.

Depois de tanta insistência nessa idéia não consegui ficar quieto por isso resolvi expressar minha opinião.
Venho escutando há alguns dias o discurso de quem acredita que o conceito de punir o erro é uma grande bobagem e que é um absurdo os meios de comunicação alardearem que o problema de nossa sociedade é falta de punição.
Sei que uns dos primeiros argumentos para sua tréplica será minha falta de experiência de vida e que com o tempo enxergarei as coisas sob um prisma diferente, mesmo assim, atrevo-me a dizer: sim, um dos problemas de nossa sociedade é a falta de punição. Mas não sou radical à dizer que esse é o problema do Brasil, porém acredito que é um deles.
Concordo que a educação é primordial para o convívio social e que a falta dela é a raiz de muitos dos nossos problemas, admito que aprendemos, erroneamente, a usar do “jeitinho” para nos livrar da multa, furar a fila, conseguir uma vantagem junto à um político. Porém sou prova viva, de que uma pessoa bem orientada pensa uma, duas, três e mais vezes antes de realizar algo não conforme, como por exemplo, jogar um papel no chão. Mas também sou prova de que apesar de bem domado, cometo erros: já violei  leis de trânsito,  joguei lixo em local inapropriado,  incomodei meu vizinho.
Por isso, acredito que a punição faz parte da educação.  Não devemos privar a criança de algo que goste quando insiste em seus erros ? Não devemos usar o “cantinho da disciplina” a lá “Super Nany” para colocar limites naquela criança birrenta ?  Não cortamos o ponto daquele funcionário que chega sempre atrasado ? Este último não perde o emprego se insiste em comportamentos inapropriados ?  O aluno não vai para a diretoria se não impede o professor de dar aula ?
Vou além, penso que a vida nada mais é do que ação e reação. A cada escolha uma conseqüência: se não me esforcei o suficiente nos meus estudos terei o retorno e os bens que desejaria ? Se não amo e respeito meus pais não serei infeliz no futuro ?  Se  maltrato aquele que me ama não ficarei sozinho amanhã ? Se perco o controle e grito com meu chefe, subordinado ou amigo não perderei o emprego, o respeito e a amizade ? Agora questiono, será que para cada um desses erros a vida não me dá uma punição ?
Há aquele que pode dizer que em alguns países aonde a população é bem educada, os índices de violência são baixíssimos, que os guardas não tem armas, que as ruas não têm lixo, que não se mata tanto no trânsito. Eu pergunto: lá não existe cadeias ?  não existem guardas ? não existem leis que se descumpridas geram multas ? não existe corrupção ? Me lembro de ter visto num programa matinal em que a apresentadora estava no Japão e jogou ou deixou cair um papel no chão e foi multada. Isso não é punição ? Domingo desses outro programa mostrava as ruas de uma pequena e linda cidade italiana cheia de “lombadas eletrônicas” que com certeza punirão aqueles que ultrapassarem os limites de velocidade. Portanto nesses países “super” desenvolvidos os “super” educados também erram e pagam por seus erros para que não insistam neles.
Portanto, acredito que a punição é uma ferramenta da educação. Concordo que seria muito menos utilizada se os pais educassem melhor os filhos, se as escolas ressaltassem nossas obrigações cívicas. Concordo que o investimento em educação trará mais resultados no futuro, inibirá muitos desses comportamentos detestáveis tão arraigados em nossa sociedade.  Mas, mesmo assim, sempre teremos aqueles que por um motivo ou outro transgridem a ordem geral, violam as leis, querem se aproveitar dos outros, para estes a punição tem de ser aplicada, a multa cobrada, a habilitação apreendida, a liberdade privada, talvez ainda insistam no erro mesmo depois de um ou vários castigos, feito criança ou adolescente que insiste no erro e que perderá o direito de sair com os amigos naquela noite, ficará sem o brinquedo favorito ou amargará o “cantinho da disciplina” até perceber que na sociedade e na vida tudo tem uma conseqüência. 

terça-feira, 12 de abril de 2011

Top Gear sobre Senna

Achei este vídeo sobre o programa inglês TOP GEAR, sobre Ayrton Senna, ele está dividido em duas partes.
Na primeira temos alguns pilotos da F1 atual dizendo que Senna foi o maio piloto que já existiu, dentre estes Alonso, Hamilton e Schumacher.
A segunda parte tem Hamilton pilotando a Mclaren de Senna MP4/4 do seu primeiro título mundial, é imperdível seus comentários sobre o carro e sobre como era ser piloto na década de 80.
Não Percam !

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Minhas músicas

Você já ouviu o CD Cor de Rosa Carvão de Marisa Monte? Eu sei que não é nada atual mas é simplesmente incrível, todas as músicas são marcantes mais essa é demais: